1º DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO – “O direito não socorre aos que dormem”.

O dia Primeiro de Maio é a data em que se comemora o dia Internacional do trabalho. Em todos os países do mundo trabalhadores e entidades representativas realizam manifestações em defesa dos interesses individuais e coletivos das categorias profissionais de trabalhadores.

É bem verdade que, todos os dias a classe trabalhadora vem sofrendo ataques do segmento econômico e principalmente dos governos federal, estaduais e municipais.

Trabalhadores vem sofrendo redução dos direitos trabalhistas ao longo dos anos. Apenas para exemplificar essa perda de direitos, temos o fim da obrigatoriedade da homologação da rescisão do contrato de trabalho feito na entidade sindical representante do trabalhador.

Apenas este motivo, foi o suficiente para que empregadores, desavisados ou mal-intencionados, deixassem de pagar as verbas rescisórias em sua totalidade ou apenas parcialmente. Direitos constitucionais como férias, 13º salário e horas extras, simplesmente não vêm sendo pagos por empregadores, que não tem mais os sindicatos profissionais como assistentes da rescisão do contrato de trabalho.

Na maioria das vezes, os trabalhadores desconhecem elaboração de cálculos rescisórios, por este motivo são incapazes de fazer reivindicações por desconhecerem o assunto.

“O direito não socorre aos que dormem”. Assim diz o termo em latim trazido no título, que traduz claramente algumas das muitas situações tocantes aos direitos dos trabalhadores, que acabam sendo lesados e, sem sequer saber das efetivas proteções que a lei lhe garante, perdem a chance de defender-se.

A filiação sindical é um direito constitucional garantido aos trabalhadores, profissionais e membros de categorias diferenciadas e econômicas.

A organização em sindicatos, fortalece as categorias, levanta debates comuns e consequentemente, melhorias nas relações de trabalho e benefícios assistências para os FARMACÊUTICOS e seus dependentes.

Quanto maior o número de filiados de uma entidade sindical, maior o seu poder de negociação, maior o seu envolvimento social e mais ampla a carteira de serviços, convênios e benefícios para os seus filiados.

Vamos comemorar o DIA MUNDIAL DO TRABALHADOR, sabendo que podemos conquistar mais direitos, mais benefícios, mais respeito e reconhecimento.

Individualmente, a luta é desigual, por isso a organização em sindicatos se faz necessária.

PARTICIPE, DEBATA, DISCUTA, APRESENTE PROPOSTAS, RESPEITE AS DECISÕES DA MAIORIA, afinal, todos temos os mesmos objetivos: RECONHECIMENTO PROFISSIONAL, MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALÁRIOS.

Fonte: ASCON- FEIFAR

Publicado por rspmelo

@rspmelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s