O Governo Federal anunciou a retomada do programa Farmácia Popular, ampliando a oferta gratuita de medicamentos e credenciando novas unidades em 811 municípios de maior vulnerabilidade. Agora, contraceptivos e tratamentos para osteoporose também serão disponibilizados gratuitamente para toda a população.
A saúde da mulher será priorizada, permitindo o acesso gratuito a medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Esses produtos antes eram oferecidos pelo Farmácia Popular com descontos de 50%, mas agora passarão a integrar a lista de medicamentos gratuitos, juntamente com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que pagavam metade do valor agora serão beneficiadas com a retirada dos custos.
Novas unidades credenciadas
Após oito anos sem adicionar novas farmácias ao programa, o Ministério da Saúde retomará as habilitações, priorizando os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. No total, 811 cidades poderão solicitar o credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo que 94,4% delas estão localizadas no Norte e no Nordeste. Com isso, o acesso à saúde será completo para essa população, desde o atendimento médico até o tratamento necessário.
Sobre o Farmácia Popular do Brasil
O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 como uma ação complementar de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, oferecia medicamentos com preços mais baixos. Em 2006, na primeira expansão do programa, o Ministério da Saúde estabeleceu parcerias com farmácias e drogarias da rede privada, implementando a modalidade \”Aqui Tem Farmácia Popular\”.
Fonte: Federação Interestadual dos Farmacêuticos com informações do Ministério da Saúde.