COMO SABER SE O SEU EMPREGADOR ESTÁ PASSANDO POR DIFICULDADES FINANCEIRAS?

Recentemente, Farmacêuticos da rede SANTA MARTA se surpreenderam com o pedido de recuperação judicial da empresa. Foram demitidos e não receberam as verbas rescisórias.

No início de 2023, as LOJAS AMERICANAS, e recentemente, a ITAIPAVA, apresentaram pedido de recuperação judicial. Apesar de não terem farmacêuticos no seu quadro de pessoal, em todos os casos existem uma semelhança.

Empresas que estão passando por dificuldades financeiras, em regra, deixam de efetuar o pagamento de tributos, tais como FGTS e INSS. Esses tributos representam 8% e 20%, respectivamente para o empregador.

Diante da dificuldade de honrar os seus compromissos, os empregadores deixam de efetuar os pagamentos desses tributos, para cumprir outras obrigações como folha de pagamento, fornecedores e concessionárias de água, energia e telefone.

Em todos os casos das empresas acima, o FGTS e o INSS deixaram de ser pagos por vários meses. O trabalhador pode acompanhar os recolhimentos, por meio de aplicativo gratuito em seu telefone celular.

Fique atento, se a empresa não estiver recolhendo o FGTS e o INSS por mais de 3 meses, é um forte indício de que ela está passando por dificuldades financeiras, e certamente, em breve, deixará de pagar os salários dos funcionários.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos.

Rolar para cima