O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Rondônia (SINFAR/RO) informou que encaminhou, ainda no segundo semestre de 2024, a pauta de reivindicações da categoria à representação patronal dos hospitais, clínicas e laboratórios do estado. Até a presente data, contudo, o sindicato aguarda uma resposta formal sobre as propostas apresentadas.
Segundo o presidente do SINFAR/RO, Antônio de Paula Freitas Júnior, a mobilização dos farmacêuticos que atuam no segmento da saúde privada é fundamental para fortalecer a atuação sindical e pressionar pela abertura de negociações efetivas. “Não existe nenhuma lei que obrigue ao reajuste de salário. É justamente por isso que a celebração de normas coletivas e o engajamento da categoria são indispensáveis para garantir melhorias salariais e nas condições de trabalho”, destacou.
O sindicato reafirma que, apesar das inúmeras frentes de atuação nos últimos meses — como a defesa do plano de carreira dos servidores da saúde estadual e a negociação da convenção coletiva de trabalho para o segmento de farmácias e drogarias —, agora está totalmente focado na negociação com o setor da saúde privada. “Infelizmente, tivemos que priorizar demandas emergenciais, mas a pauta da saúde privada já está em nossa linha de frente. Vamos formalizar uma nova proposta de negociação já na próxima semana, fruto de deliberação em assembleia geral da categoria”, anunciou Antônio de Paula.
O SINFAR/RO reforça o chamado para que todos os farmacêuticos empregados em hospitais, clínicas e laboratórios de Rondônia se mobilizem e apoiem o processo de negociação. “A história mostra que um sindicato forte depende de uma categoria unida, esclarecida e consciente de seu dever coletivo”, finalizou o presidente.
Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Rondônia – SINFAR/RO