Áreas de atuação

A Feifar parte do princípio de que o fortalecimento dos sindicatos é o melhor serviço que podemos prestar.

Ter um sindicato forte, representativo, e dinâmico nas bases, é o indicativo de que a categoria está bem representada.

Para isso, algumas ações são necessárias. Às vezes, uma restruturação nos pilares da entidade sindical, por si, já resolve boa parte das dificuldades encontradas pelas diretorias dos sindicatos.

Consideramos os seguintes pilares da uma entidade sindical:

Administrativo

Organização de documentos, registros no CNES, Receita Federal, Cartórios de registro de pessoas juridicas, atas, editais e outros relacionados.

A organização administrativa deve ser uma das prioridades das entidades sindicais.

A atualização estatutária para atender as constantes alterações da legislação que regem os segmentos representados, fazem com que os sindicatos, obrigatoriamente, planejem as suas estratégias.

Além da elaboração de editais, atas, listas de presença, processos eleitorais, assembleias gerais e cadastro de associados, empregadores e escritórios de contabilidade.

Financeiro

Arrecadação é um dos maiores desafios das entidades sindicais.

As constantes alterações na legislação trabalhista, forçaram os sindicatos a buscarem novas fontes de custeio.

A oferta de serviços é uma ótima opção para que os sindicatos tenham um aumento do seu quadro social.

Os convênios com prestadores de serviços e produtos, onde os associados e seus dependentes terão descontos e facilidades, tais como lojas de roupas, academias, clínicas e consultórios, hotéis, escolas, creches, clubes e uma série de outros serviços.

Jurídico

Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais
da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas

Uma assessoria jurídica para a área administrativa, assim como, para atender as demandas da entidade sindical e dos associados, é um dos serviços que gera maior interesse da categoria.

A maioria das vezes causadas por constantes descumprimento da legislação trabalhista por parte de empregadores e gestores públicos.

Comunicação

A comunicação é um dos pilares para o enfrentamento dos desafios.

A comunicação das entidades sindicais com a base é um assunto relevante, uma vez que a representação deve, obrigatoriamente, informar as categorias sobre as ações e demandas da profissão.

A elaboração de editais, atas, expedientes, comunicados, notificações, ofícios, matérias e publicações para o site e mídias sociais fazem da comunicação um importante pilar para o movimento sindical.

Ficou interessado(a)?!

Entre em contato pelo e-mail feifar@feifar.org.br ou pelo nosso WhatsApp +55 61 99398-8470