PROPOSTA DE REDUÇÃO SALARIAL DOS FARMACÊUTICOS NO MATO GROSSO: UMA AFRONTA À VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.

Representação patronal das farmácias e drogarias ignora importância dos farmacêuticos e propõe medida prejudicial

No Estado do Mato Grosso, uma proposta preocupante tem causado indignação entre os profissionais farmacêuticos. A representação patronal das farmácias e drogarias, que deveria ser responsável por defender os interesses da categoria, apresentou uma proposta de redução do piso salarial dos farmacêuticos, uma medida que coloca em xeque a valorização e reconhecimento desses profissionais essenciais para a saúde pública.

Os farmacêuticos desempenham um papel crucial na sociedade, atuando na garantia do uso adequado de medicamentos, na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Suas atribuições vão além da simples dispensação de remédios, englobando a atenção farmacêutica, a farmacovigilância e a orientação aos pacientes sobre o uso correto dos medicamentos.

No entanto, a proposta da representação patronal desconsidera completamente a importância desses profissionais, reduzindo seu piso salarial e, consequentemente, desvalorizando sua formação, conhecimento e responsabilidades. Tal medida não apenas compromete a qualidade dos serviços farmacêuticos prestados, mas também impacta diretamente a motivação e o bem-estar desses profissionais.

É inadmissível que em um cenário em que a demanda por serviços farmacêuticos aumenta constantemente, a representação patronal adote uma postura de desvalorização da categoria. Os farmacêuticos já enfrentam desafios como a carga de trabalho elevada, a pressão por resultados e as responsabilidades técnicas e éticas que carregam consigo. Reduzir seu piso salarial é uma afronta a esses profissionais dedicados e comprometidos.

Além disso, a medida proposta pelo setor patronal ignora os aspectos econômicos envolvidos. A redução salarial não apenas afeta a vida dos profissionais, mas também pode gerar uma fuga de talentos para outros estados, onde as condições de trabalho e remuneração sejam mais atrativas. Isso resultaria na perda de profissionais qualificados para a saúde pública do Mato Grosso, comprometendo a assistência farmacêutica oferecida à população.

Diante desse cenário, é fundamental que a sociedade, as entidades representativas dos farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde se posicionem contra essa proposta absurda. É preciso reforçar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública e exigir o respeito e a valorização que eles merecem.

Em vez de buscar reduzir os salários, a representação patronal deveria investir em melhorias nas condições de trabalho, valorização profissional, qualificação contínua e reconhecimento adequado dos farmacêuticos. Somente assim será possível garantir a qualidade dos serviços farmacêuticos e o cuidado efetivo com a saúde da população.

Os farmacêuticos merecem respeito e valorização. A proposta de redução salarial é um retrocesso inaceitável que deve ser prontamente rejeitado. A luta pela valorização dos profissionais farmacêuticos é uma luta pela saúde de todos nós.

Fonte: Federação Interestadual dos Farmacêuticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima